quarta-feira, 17 de junho de 2009

A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS


Este é o desafio para os que fazem parte da educação, por em prática a parte teórica, é importante priorizar as áreas de Ciências sob os aspectos que são significativos para a construção do saber do conhecer e do desenvolver do educando.Tais a escola deve proporcionar para permitir aos discentes que participem como cidadãos no contexto em que vivem. Isto é, por em prática a aplicabilidade do que é estudado, adequado á sua realidade.
Aspectos relevantes que se seguem á realização de atividades práticas é que estas podem ser desenvolvidas em qualquer sala de aula, sem a necessidade de instrumentos e aparelhos sofisticados.Entretanto é necessário criar as condições concretas para que as mudanças ocorram e alcancem a melhoria da qualidade de ensino incentivando as aulas práticas, pois a escola deve buscar fórmulas que permitam aos alunos organizar se tornar responsável pelos espaços cada vez mais amplos no processo de aprendizagem.
É significativo inserir as aulas praticas, pois é evidente que o aluno aprimora os seus conhecimentos depois da parte teórica. Para executar as aulas pratica, o educador deve estar atento ao fato de que o educando é um sujeito pensante, possuidor de capacidade de discernimento, avanço e crescimento, que aprende, é um ser inteligente e criativo, “conhecer é interpretar”.
O papel central do ensino de Ciências é proporcionar aos educandos oportunidade de mudanças seja, no aumento das possibilidades de compreensão ou interação do educando, ou seja, aguçando sua curiosidade. A escola deve planejar práticas de participação coerentes, como aulas de campo, aulas laboratoriais, provocar processos de tomada de consciência adequada á realidade dos educandos.
É importante que os pais integrem a sociedade ao conhecimento, investindo na educação no desenvolvimento tecnológico e cientifico.Pois é chegada a hora de sairmos do tradicional ensinamento “livresco”, e por em prática as “aulas práticas”. O importante nessa perspectiva é que o processo educacional necessita apoiar-se no interesse dos alunos, além de gerar novos interesses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário