domingo, 31 de maio de 2009

Comportamento Canino

O comportamento canino é um tema bastante estudado, com a finalidade do dono ter melhores informações sobre a raça que quer adquirir e se sentir mais satisfeito com seu cão, pois no Brasil encontra-se a segunda maior população de cães do mundo, além de os cães serem provavelmente os animais presentes em mais lares, sendo que estes, cada vez mais assumem um papel importante na vida do homem. Seja como simples companheiros no dia-a-dia, seja como guardião de propriedades ou, ainda, utilizando seus instintos ancestrais de caça e no pastoreio de rebanhos.
Os cães de caça (como Basset Hound, Labrador e Whippet) têm certas habilidades para caçar, mas que será diferente dependendo da raça do cão, alguns deles são extremamente rápidos para alcançar à presa, outros as localizam através do faro, sendo que com o faro mostram ao caçador onde está a caça, sem matá-la. Já muitas raças de pastoreio (como Boder Collie) conservaram os instintos de seus antepassados (lobos), que na caça apartavam os mais fracos, os caçando e em seguida os comiam. A partir disso, os humanos produziram raças que trabalhassem conduzindo o rebanho.
Os animais de guarda (como Dobermann, Rottweiler e Pastor Alemão) são utilizados pelos humanos para proteger sua propriedade. Alguns deles latem tão alto que alertam o dono contra invasores.
Os cães de companhia (Lhasa Apso e Yorkshire) são os únicos que ao invés de trabalharem em tarefas específicas com um propósito importante, são cães que proporcionam apenas sua companhia, são dóceis, alegres e brincalhões, convivendo muito bem com pessoas estranhas. Alguns cães de trabalho (caça, pastoreio e guarda) podem ser utilizados como de companhia também, por possuírem um comportamento dócil e familiar.
Cada subgrupo (caça, pastoreio, guarda e companhia) de cães tem suas características específicas para pertencerem a esses subgrupos, que vêm de seus antepassados, os lobos. Portanto, o homem domesticou os cães modificando algumas das suas características para atender as suas necessidades, podendo dizer que os cães não passaram por uma evolução natural, e sim uma evolução artificial, por serem modificados geneticamente pelo homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário