quinta-feira, 7 de maio de 2009

APRENDER É MEMORIZAR


Segundo o dicionário da língua portuguesa, memória significa: faculdade pela qual o espírito conserva idéias ou imagens, ou as readquire sem grande esforço; Lembrança; Recordação. Pensando por esse lado, quando uma informação não é considerada importante para nós, esquecemos rapidamente, pois ficará armazenado em nosso cérebro por um curto período de tempo; já quando a informação é importante, memorizamos, guardando-as por mais tempo.
A neurociência estuda o sistema nervoso, em seus processos gerais, tais como o processo de aprendizagem. Com o avanço no conhecimento do cérebro em seu funcionamento, estudam-se quais os melhores métodos para armazenar informações, por longo período de tempo.
Pensando na profissão do professor, segundo Gentile (2008) no texto “Lembre-se: sem memória não há aprendizagem”, para o melhor aproveitamento do conteúdo, é necessário o conhecimento do funcionamento do cérebro para a utilização de algumas técnicas de ensino, melhorando a memorização dos alunos. Como técnicas para armazenamento, pode-se: estabelecer relações entre um conteúdo novo e o que já foi ensinado; envolver recursos com sons, imagens e significados; utilizar gráficos; utilizar brincadeiras; repassar o conteúdo ao final de cada aula, em forma de debates, para ajudá-los nas formações de suas idéias.

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