De acordo com Moreira (2003), praticamente tudo o que chamamos de conhecimento, nada mais é do que linguagem, ou seja, a chave da compreensão é conhecer sua linguagem.
Devendo-se ter cuidado com a sua utilização, porque nem todos interpretam da mesma forma um determinado contexto.
A linguagem verbal (oral e escrita) tem seu papel de destaque para adquirir o conhecimento científico escolar. Mas não é o essencial, existem pesquisas que apontam o uso de linguagem gráfica (desenhos) muito eficazes para identificação de conceitos. Essa prática de utilização de desenhos pode ser realizada pelo professor levando desenhos com a finalidade de fazer um paralelo com a teoria, ou pode ser realizada pelo aluno, com a mesma finalidade.
Pode-se dizer, que o processo de ensino realizado através de linguagem verbal é essencial para o bom entendimento. A linguagem gráfica é uma forma pouco utilizada, os desenhos podem facilitar a compreensão do conteúdo, pois é uma forma do aluno representar livremente uma realidade mentalmente construída. Podendo assim o professor ter o conceito do aluno sobre determinado assunto e, portanto, moldá-lo de acordo com a realidade.
Devendo-se ter cuidado com a sua utilização, porque nem todos interpretam da mesma forma um determinado contexto.
A linguagem verbal (oral e escrita) tem seu papel de destaque para adquirir o conhecimento científico escolar. Mas não é o essencial, existem pesquisas que apontam o uso de linguagem gráfica (desenhos) muito eficazes para identificação de conceitos. Essa prática de utilização de desenhos pode ser realizada pelo professor levando desenhos com a finalidade de fazer um paralelo com a teoria, ou pode ser realizada pelo aluno, com a mesma finalidade.
Pode-se dizer, que o processo de ensino realizado através de linguagem verbal é essencial para o bom entendimento. A linguagem gráfica é uma forma pouco utilizada, os desenhos podem facilitar a compreensão do conteúdo, pois é uma forma do aluno representar livremente uma realidade mentalmente construída. Podendo assim o professor ter o conceito do aluno sobre determinado assunto e, portanto, moldá-lo de acordo com a realidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário