domingo, 31 de maio de 2009

MUTAÇÃO

Todos os seres vivos são compostos por células que estão constantemente se replicando para sua renovação, e dentro dessas células carregamos, o DNA que apresenta todas as nossas características, como cor dos olhos, cor dos cabelos, o sexo, entre outras. A mutação é definida como uma mudança permanente que ocorre nesse material genético, podendo ser uma alteração por acaso ou induzida na informação genética.
As células possuem um mecanismo que corrige o DNA. Mas pode ocorrer uma falha nesse mecanismo, fazendo com que as células repliquem de forma incorreta. As células que sobrevivem, carregam os erros sofridos, passando a apresentar novas características. Pode ocorrer também a alteração no número ou na estrutura dos cromossomos.
As mutações podem ter diversas origens: acaso, ocorrendo erro no momento da duplicação do DNA; exposições eletromagnéticas (como as radiações), químicas (muitos dos componentes da fumaça do cigarro, entre outros) ou biológicas (vírus e bactérias); indução em laboratório para uso em organismos vivos.
O tabagismo por exemplo, causa destruição do metabolismo celular, com isso as células crescem e se dividem sem respeitar os limites normais, destruindo tecidos ao seu redor e espalhando-se para outros lugares do corpo.
No contexto biológico, a mutação é bastante importante, pois sua atuação é fundamental na evolução. São por estas mutações que ocorrem a origem de novas espécies ou de raças de animais domésticos ou, a diversidade de plantas cultivadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário