domingo, 31 de maio de 2009

ENSINO DE CIÊNCIAS: O FUTURO EM RISCO

Para que ocorra a globalização de um país, é necessário que se tenha uma educação de Ciências adequada, além da área de ciências capacitar pessoas para o mercado de trabalho, ela também influência no desenvolvimento financeiro do mesmo.
Para se ter um ensino de Ciências qualificado, é necessário que se tenham investimentos na área da educação e tecnologia, mantendo então profissionais bem capacitados e atualizados.
Segundo dados da PISA do ano de 2000 o Brasil teve uma média baixa, na área de Ciências, isso em comparação aos outros países, talvez isso se dá ao pouco investimento dos órgãos competentes, para com as entidades educacionais de educação, resultando em educadores desatualizados e pouco preparados para passar os conhecimentos necessários para os educandos.
O nosso ensino está escasso de aulas práticas, pois faltam laboratórios e equipamentos apropriados para uma boa aula, ficando apenas na teoria, e acima de tudo bibliografias desatualizadas, e isso se tornam um grande problema, porque a Ciências sofre descobertas e modificações diariamente, além de criar a falta de interesse de alunos para com a Ciência, e sabemos quase tudo o que se faz ou pensa, gira em torno da Ciência,

Textos lidos:
ENSINO DE CIÊNCIAS: O FUTURO EM RISCO, edições UNESCO. Maio de 2005.

WORTMANN, M.L. Sobre a ciência que se aprende dentro e for a da escola. Disponível em: . Acesso em: 18/09;2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário