segunda-feira, 25 de maio de 2009

MEMÓRIA


Após vermos uma imagem, um texto, ou um acontecimento qualquer, passamos a acreditar que, esse fato está fixado em nossa memória, passado algum tempo, tentamos lembrar tal acontecimento, e percebemos que na verdade, havíamos apenas decorado e não memorizado.
É sempre importante, buscar técnicas diferenciadas para a memorização, vamos dizer que você tenha visto, um cartaz com algumas frases, e abaixo dessas frases tinha alguma imagem, em outra ocasião, que você se colocar diante de um cartaz igual a esse, logo ao olhar a imagem, você irá lembrar do que se trata, neste caso a imagem, foi o estimulo da memória.
Uma sala de aula, com alunos, que possuem diferentes formas de aprendizado, sendo que alguns desses alunos, têm uma memorização facilitada, quando se faz a apresentação em cartazes, e a outra parte dos alunos, tem o estimulo através de leituras, é nesse momento, que entra o papel do professor, que por sua vez terá que aplicar técnicas diferenciadas de aprendizados, de forma que envolva o estimulo de todos os alunos, para isso é necessário, que o professor tenha a compreensão do raciocínio, de cada um desses alunos, levando sempre em consideração, as informações que os mesmos, já tenham até o determinado momento.

Síntese criada a partir do texto: Lembre-se: sem memória não há aprendizagem, de Paola Gentile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário